19 de abril de 2012


A roda dos tachos. Para memória futura.

Disse Gilberto Viegas, o novo DRE


 Ainda sem ter aquecido o lugar, porque diz estar a estudar os parâmetros da pasta, o novo Director Regional de Economia já percebeu que quer mais investimentos estrangeiros na região. Não há aqui novidade, por ser um velho chavão.
Numa retrospectiva e apesar do palavreado, o Algarve prosperou em função da sua beleza natural e o chamado desenvolvimento foi apenas sustentado em betão e decisões políticas que criaram as actuais condições de constrangimentos. Os DRE têm a sua mão na dimensão do desatre.
Com mais de uma década de estagnação (os números não mentem), com a participação activa dos DRE e da sua visão estreita e servil às ordens do centralismo (senão não alcançavam o tacho), atingimos os mais baixos níveis de funcionalidade, com o espaço da sazonalidade turística a ganhar sobre os rendimentos e por tabela a atingir todos os outros sectores da economia regional.  
A economia regional também se deveria alavancar com o relançamento da agricultura e pescas mas, apesar das promessas anteriores e resmas de declarações, são cada vez mais sectores em crise.
O novo DRE faz a apresentação da praxe e presenteou-nos com intenções que não explicou onde, como e com que dinheiro se irão concretizar. Sendo extensão de um Governo que não investe na economia nacional e, por consequência, na regional, vamos ter mais representações de teatro, como a entrada do senhor Nogueira na Alisuper? E ao lado do Álvaro?

FaroActivo
faroactivo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário