10 de novembro de 2012

Ensino universitário: o caminho do elitismo




Os reitores ainda não perceberam o que está em causa


Os reitores universitários, através da sua organização - CRUP -, decidiram-se pelo protesto concertado conta a política de cortes deste Governo que, dizem os próprios, pretende paralisar o funcionamento das universidades.
Acusam que os cortes já vêm desde 2005 e com os previstos no Orçamento de Estado para 2013, a meio do ano não haverá dinheiro para terminar o ano lectivo ou, em última análise terão de optar por despedimentos de professores, funcionários e racionalização de cursos e de turmas.
Como já analisámos recentemente, a paralisia do movimento estudantil, acaba por justificar todo este avanço que pretende a mando da Troika, confinar o ensino superior a minorias que o possam pagar.
Os reitores argumentam mas sabem que tudo está a ser cozinhado neste sentido. Tal como os apoiantes Seguro e JSD, que dizem publicamente discordar da intenção governamental sem que vão mais longe nos protestos. O mais certo é ficarem pelas propostas inócuas...
A academia, embora as suas partes façam declarações de desagrado, contudo, não fazem quaisquer esforços para unificar a voz e a luta de protesto.
Estando todos de acordo por palavras sobre a perda dos valores fundamentais do Ensino como a mais importante plataforma para sairmos da crise pela inovação e pelo esforço, porque razão não se manifestam em conjunto, unificando a sua luta à luta mais geral do povo português e aderem á GREVE GERAL do dia 14 de Novembro, para derrubar o Governo e o seu Orçamento?

FaroActivo

Sem comentários:

Enviar um comentário