29 de janeiro de 2012
Milhares de jovens abandonam os estudos
Voltou o Ensino elitista
Com as novas políticas de desinvestimento no Ensino em geral e com particular incidência no Ensino Superior, que depois de subirem as propinas a valores elevados para os orçamentos da imensa maioria das famílias e, recentemente, com os cortes nos apoios sociais, milhares de alunos vêm-se forçados a abandonar os estudos.
Com uma população jovem superior a 30% dos desempregados, onde se inserem mais de 60 mil licenciados, o Governo PSD/CDS, à semelhança dos anteriores Governos do falso partido socialista, não tem quaisquer políticas de desenvolvimento e aproveitamento destas forças de renovação e transformação.
Os jovens licenciados são empurrados para serviços que desvalorizam as suas competências, sem capacidade de evolução, muitos desesperam na sobrecarga sobre as famílias ou vêm-se obrigados a calcorrear os caminhos da emigração, onde os mais desqualificados são sujeitos a situações de indignidade e, os que têm mais qualificações, são explorados por salários desiguais com os locais.
Para o Governo, o que conta é reduzir o problema interno e somar os dividendos da exportação forçada de cidadãos.
Com a recessão instalada e a ausência de políticas de criação de emprego, as famílias vão continuar a investir numa educação sem saídas o que as vai levar a repensar a educação dos seus filhos, situação que vem de encontro aos interesses das classes dominantes e do seu Governo, em voltar a criar elites semelhantes às anteriores ao 25 de Abril.
Compete aos jovens do momento contrariar esta estratégia fracturante, que volta a diminuir as capacidades do país num mundo cada vez mais competitivo e dominado por interesses de concentração e controlo da riqueza.
FaroActivo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário