31 de janeiro de 2014


Privatizar a água começando por vender o lixo!

contra a privatizacao 01O governo presidido pelos serventuários Coelho e Portas, tutelados por Cavaco, manifestou um inusitado interesse, na passada 5ª feira, em proceder à privatização da EGF, a empresa que gere o lixo de mais de dois terços da população do país, mais precisamente de 174 concelhos.
Anunciando que o objectivo é alocar ao abate da dívida da Águas de Portugal – a empresa mãe – o valor que obtiver desta operação de privatização, o que o governo está a preparar é a criação de um precedente para a privatização de um importante activo público como é a água.
Basta atentar nas empresas estrangeiras que já manifestaram o seu interesse na privatização da EGF: as chinesas Sound Environmental e Beijing Waters e as brasileiras Solvi e Odebrecht, havendo a possibilidade de empresas portuguesas – como é o caso da Mota-Engil que já tornou público o seu interesse – se virem a aliar a investidores internacionais para participar neste negócio.
Acessoriamente, o governo está a tentar atrair para esta armadilha da venda de activos públicos que, tudo indica, serão a antecâmara da privatização das Águas de Portugal, vários municípios detentores de participações na EGF, sobretudo os de menor dimensão, com a ilusão de que tal negócio lhes permitiria obter a liquidez necessária para fazer face ao seu endividamento.
Se é certo que vários municípios – entre os quais o de Vila Nova de Gaia – já manifestaram a sua disposição para interpor providências cautelares para que tal privatização não seja possível de realizar, não deixa de ser sintomático de uma política de venda a retalho do país e de privatização de tudo o que seja activo e empresa pública estratégica para definir qualquer plano de desenvolvimento económico independente para o país, este súbito interesse em se privatizar uma das holdings da Águas de Portugal.
Não sendo certamente o valor da última avaliação – cerca de 200 milhões de euros – nem o volume de negócios que a EGF gera – cerca de 157 milhões – o que atrai os supracitados grupos chineses e brasileiros e a Mota-Engil, este é um típico caso em que o gato está escondido com o rabo de fora.
Compete ao povo português exigir às organizações sindicais, políticas ou de cidadania nas quais se sintam representados, manifestar desde já aos executivos camarários que elegeram o seu repúdio a que esta privatização ocorra, tendo consciência, no entanto, de que só o derrube deste governo de traição nacional e a constituição de um governo democrático patriótico assegurará que activos públicos fundamentais como a água não sejam privatizados e outros activos entretanto vendidos a grandes corporações, nacionais ou estrangeiras – como foi o caso da electricidade e da rede eléctrica –, voltem a ser nacionalizados.

25 de janeiro de 2014

Governo em delírio com o roubo de 3,5 mil milhões ao povo!


Governo em delírio com o roubo de 3,5 mil milhões ao povo!




São uns papalvos estes portugueses... e nós estamos para durar...


Forçado o fecho das contas de 2013, com os patrões internacionais preocupados em aguentar os seus lacaios em Portugal, o Governo e, em particular a bicefalia fascista e a Maria Abuquerque Swapp, o contentamento não cabe em tudo o que é imprensa escrava, com o sucesso do roubo de um ano!
Sem quaisquer escrúpulos, quem nos chula salários milionários e um sem fim de mordomias só para nos roubar, ainda tem a pouca vergonha de apresentar como vitória o que foi roubado ao trabalho sob a forma de IRS e vai ser derretido no insolvente buraco público!
Todo este dinheiro foi sugado à qualidade de vida de quem o ganhou e retirado da economia que não pára de descer.
Em 2014, o roubo do IRS vai somar o dos salários e reformas... mais os aumentos de todos os bens, piorando assustadoramente as condições de vida da imensa maioria do povo português!

24 de janeiro de 2014

Bacalhau... às postas

A propósito da decisão do Governo passar a administração dos portos do Algarve para Sines.

Bacalhau... às postas


O doutor Bacalhau, sendo esta uma medida do seu Governo, não quer fazer ondas! Mas sabe muito bem que dela não resulta qualquer aumento de eficácia ou agilização sobre qualquer decisão ou intervenção. Pelo contrário, não só o Algarve volta a ser espezinhado pela concentração como daí não advém qualquer garantia de investimentos. Investimentos há muito reclamados mas que o seu governo, como os anteriores, têm metido na gaveta. O doutor Bacalhau tornou-se mais uma vez pequenino, à semelhança do que faz com os esgotos lançados para a Ria no concelho de Faro

20 de janeiro de 2014

Saúde no Algarve: a hipocrisia dos presidentes de Câmara




O mau estado da Saúde no Algarve!

Há pouco mais de oito dias, cerca de 80% dos médicos do novo agrupamento hospitalar… (mais uma invenção economicista deste Governo sem quaisquer explicações) revoltaram-se, ainda que numa reclamação conjunta por escrito, contra a falta de condições do exercício da profissão e a falta de meios de trabalho e medicamentação.
Tal afronta pela dignidade, indignou o correspondente da ideia, de nome Pedro Nunes, e despertou a hipocrisia generalizada do conjunto dos presidentes de Câmara dos 16 concelhos, que fizeram o habitual alarido público de resposta sobre a sua compreensão… propondo-se reunir…
Como seria de esperar, de tal reunião não se conhece nada e a situação continua o seu curso livre. Os ditos partidos de oposição ao Governo até pediram a reunião das partes no Parlamento nacional, sem que se conheçam propostas e decisões para debelar as queixas de quem mexe na prática e não nas palavras, onde os políticos da burguesia instalada e anafada são hábeis…
Curioso nesta preocupação de Pilatos dos presidentes de Câmara, é que nenhuma das denúncias dos enfermeiros, parte vital na Saúde, teve qualquer atenção das excelências…
Tudo vai continuar como dantes, se médicos e enfermeiros não aumentarem a sua pressão em defesa dos cidadãos!

FaroActivo
Facebook.com/FaroActivo  

14 de janeiro de 2014

Um Congresso de Portas para Portas



Um Congresso de Portas para Portas




Os Congressos do CDS nunca têm nada que ver com o país real, a não ser na forma subterrânea de quem e como o novo chefe vai garantir os tachos e os proveitos do erário público.

Em dois dias de confraternização e satisfação interna, com um Portas em bicos de pés, na frente do patrão Passos, este vociferou a vitória antecipada da sua querida e ex-irrevogável coligação.  Alguém lhe garantiu que vão chegar juntos às eleições de 2015. Ou será maldição sobre o povo português?

Satisfeito com mais de dois anos a destruir a economia e a empurrar portugueses para o envio de rendimentos para os Bancos a partir da emigração, baixando as estatísticas do desemprego (o que deve ser entendido como uma medida que mata dois coelhos com uma cajadada…), Portas sente confiança para ser a concubina do PSD, na jura feita à Troika e ao imperialismo alemão, que a dívida não vai morrer mas que os portugueses a pagarão, e aos juros especulativos, eternamente… pelo menos enquanto forem poder…

Afinal quem dá estas garantias a Portas? Cavaco e Passos não são! Será o (in)Seguro que não tem direcção nem é ouvido por ninguém? Serão os Sindicatos? Sabendo que a UGT está ajoelhada e a CGTP em círculos?

Portas já provou que os submarinos aguentam-se… mesmo no fundo…



FaroActivo

Facebook.com/FaroActivo

9 de janeiro de 2014

De produção nacional não se fala! Fala-se da vitória da dívida colocada!

Passos exultou com o servilismo da dívida colocada!


O chefe do Governo de traição nacional, passou o dia de dentuça à vista, num sorriso de extremo a extremo da boca, depois de ver colocada dívida nacional… quase ao dobro da ordem espanhola.
O que o povo pode concluir, é que a dívida é o traço comum das governações do país, independentemente dos partidos que ocupam a cadeira.
O capitalismo internacional que planeou e assaltou a nossa economia, está satisfeita com os lacaios que emprega no país!
2014 tem de ser o ano da desobediência civil!

FaroActivo
Facebook.com/FaroActivo

8 de janeiro de 2014

O banditismo internacional não despega da pouca carne!




O Capitalismo internacional manobra: o sobe e desce dos juros!

Conhecendo os sinais de revolta acumulados na sociedade portuguesa, onde só os mais ricos vão de vento-em-popa, estando o país cada vez mais próximo da paralisação por dependência da imparável e insolúvel dívida pública,  o banditismo internacional comandado pelo imperialismo alemão e com reconhecidos agentes internos, vem jogando com o sobe e desce dos juros, cedendo nos últimos dias à baixa dos mesmos, o que vem auxiliar o pânico dos aliados do Governo Passos/Portas, de onde correligionários temem a sua implosão na segunda metade do ano.

A acompanhar o discurso do Governo, cuja actividade é em exclusividade virada para o roubo do trabalho, da Saúde, do Ensino e Cultura dos portugueses, vem o jogo da falsa recuperação com as empresas a falir e os portugueses em desespero por ocupações e rendimentos, mentindo descaradamente sobre o desemprego, quando diariamente empurra recursos para a emigração ou defrauda as estatísticas com supostas formações profissionais a termo certo ede volta à realidade do nada!

Enquanto assistimos a esta situação, somos bombardeados com gente que não é devidamente assistida nos Hospitais onde falta recursos e medicamentos e ao aumento da tuberculose, que significa insuficiência alimentar.

Urge a revolta!

Luís Alexandre